◉ Tamanho do Aro:
Primeiramente, considere o tamanho do aro. Ele é fundamental para que você garanta a estabilidade do carro. Fique atento com a altura e a abertura do encaixe da roda, principalmente se o seu veículo for rebaixado.
– Pneus aro 13 a pneus aro 15: costumam ser encontrados nos carros populares;
– Pneus aro 16 a pneus aro 18: podem ser uma boa escolha se você tem um carro esportivo ou um sedã de maior porte;
– Pneus a partir do aro 18 até pneus aro 21: são usados em picapes ou utilitários off-road, que são automóveis que normalmente pedem rodas mais robustas e maiores, capazes de suportar melhor água, terra e buracos.
◉ Aprenda a ler um pneu
Já reparou que o pneu novo vem com uma inscrição lateral? Ali tem informações muito importantes. Vamos ver o que significa cada letra:
Exemplo: P1 185/65R14 86T
1) O P indica que é um pneu próprio para carro de passeio
2) O 1 é o número do modelo do fabricante
3) O 185 representa a largura do pneu
4) O 65 é um índice obtido pela divisão da largura pela altura nominal do pneu. Resumindo, quanto menor, mais baixo será o perfil do pneu;
5) R indica que o pneu tem estrutura radial;
6) 14 é o tamanho do aro;
7) 86 é o índice o peso máximo que pneu pode suportar (86 = 530 kg);
8) T é a letra que indica a velocidade máxima que o pneu suporta (T = 190 km/h).
◉ Conheça a procedência da marca
O mercado brasileiro está repleto de boas marcas, tanto nacionais como internacionais. No fim das contas, o que realmente importa é comprar um produto que transmita boa qualidade técnica e seja de uma empresa já reconhecida no mercado por sua excelência. Uma boa forma de facilitar essa escolha é substituindo os pneus pelos mesmos modelos equipados pela montadora do seu veículo.