LIGUE AGORA E AGENDE UMA VISITA 0800 942 7800

PANE ELÉTRICA – COMO PREVENIR?

Com certeza você já ouviu a expressão “deu pane”. Mas o que significa isso? Ou melhor, o que significa pane elétrica no veículo?

A expressão “deu pane” quer dizer que algo não está funcionando como deveria. Quando falamos sobre pane elétrica em veículos, significa que o sistema elétrico automotivo está com falhas. Por consequência, tudo para de funcionar. O veículo não liga, nem o rádio ou os faróis.

O sistema elétrico automotivo é composto por peças que transportam e distribuem a energia para os locais necessário dentro do veículo. Ou seja, é o sistema que alimenta o veículo. Geralmente, quando o sistema para de funcionar, os motivos estão relacionados ao desgaste de bateria ou mau funcionamento do alternador.

Bateria: dispositivo responsável por transformar a energia química em energia elétrica dentro do automóvel. A bateria também tem a função de armazenar energia elétrica.

Alternador: transforma energia mecânica em elétrica. Ele fornece essa energia ao sistema elétrico do veículo e recarrega a bateria.

3 dicas pra você se antecipar e prevenir uma pane elétrica:

>> Observe se o carro não pega

Se você entra no carro, vira a chave e ele demora a pegar, é sinal de que a bateria tá no fim da sua vida útil. Se isso acontecer de forma recorrente, vá a uma concessionária autorizada ou uma auto elétrica pra verificar se há necessidade de fazer a troca.

>> Fique de olho no painel

Se a luz da bateria acender no painel, pode ser que exista algum problema na bateria ou no alternador. Vá a um especialista e peça para que ele investigue o que tá acontecendo.

>> Faça a manutenção preventiva

Ao fazer a manutenção preventiva, o profissional verifica todos os sistemas e garante que tá tudo sob controle. Pra saber de quanto em quanto tempo fazer esse check-up, é só consultar o manual do proprietário!

Se acontecer com você, antes de mais nada, pare o carro em um local seguro – mesmo que pra isso seja preciso dar aquela empurradinha. Em seguida, ligue o pisca-alerta pra indicar aos outros condutores que o seu veículo está com problema. Caso não consiga ligá-lo, utilize o triângulo de segurança.

Aí é ligar para o seguro, ou para alguém que possa socorrê-lo em segurança!